Proyectos

Nuestro equipo ayuda a viabilizar el trabajo de ONGs y órganos gubernamentales que auxilian a refugiados e inmigrantes.
Investigaciones en temas migratorios.

Con casi ocho años de experiencia, los consultores de Relinter Consultoría lograran consolidar la empresa en el mercado y obtener el conocimiento necesario para realizar investigaciones en temas migratorios, las cuales han sido importantes para ONGs y órganos gubernamentales. Nuestro producto permite construir planificación estratégica adecuada para ayudar a las personas necesitadas y las ciudades que reciben inmigrantes. Relinter produce trabajos de alto nivel y con datos confiables. Todo para ayudarles a nuestros clientes en el desarrollo de sus trabajos.

Flujos Migratorios

Comprender los flujos migratorios es imprescindible para que ONGs y órganos gubernamentales logren ayudar a los inmigrantes que llegan a Brasil todos los días. Hay muchos motivos para ese fenómeno: causas políticas, religiosas, económicas, naturales y socioculturales. Identificar las causas y hacer estimaciones que les permitan a las ciudades brasileñas prepararse para recibir a los inmigrantes de la mejor forma es un reto. Relinter ha intentado, a lo largo de los últimos años, especializarse en ese tema, con el objetivo de presentar estudios confiables a sus clientes. Y se enorgullece de haber auxiliado a distintas instituciones que ayudan a personas que están en esa situación.

Conoce a ONGs que desarrollaron trabajos en esa área en Brasil
 

1 – ADUS

Instituto de Reintegração do Refugiado, fundado em 2010, é uma organização sem fins lucrativos que busca reinserir os refugiados localizados em São Paulo na sociedade.

Adus oferece aulas de português, cursos de qualificação profissional, apoio psicológico, inserção no mercado de trabalho, instrução e preparação em empreendedorismo e ações culturais.

Além de promover os projetos conectadus, e denominado sabores & lembraças, que tem como missão incorpora os refugiados no mercado de trabalho.

 

 

2 – CÁRITAS BRASILEIRA

A Cáritas Brasileira, fundada em 1956, faz parte das 164 organizações- membros da Rede Cáritas Internacional.

No Brasil ela é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizada em uma rede com 183 entidades-membros, 12 sedes regionais e uma nacional, atuando em 450 municípios.

Sendo ela uma das Ongs que ajudam refugiados no Brasil, os aconlhendo e integrando por meio de suas unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo.

 

3 – ACNUR

Agência da ONU para Refugiados, no Brasil possui seu escritório central em Brasília e unidades descentralizadas em São Paulo, Manaus e Boa Vista.

Atuando em conjunto com o CONARE, governos federal, estaduais e municipais, além de outras instâncias do Poder Público, proporciona proteção do governo brasileiro.

Como resultado o refugiado consegue obter documentos, trabalhar, estudar exercendo os mesmos direitos que os demais cidadãos estrangeiros legalizados no país.

 

4 – MISSÃO PAZ

Missão paz é uma instituição filantrópica, fundada em 1930, pelos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), fazendo parte da Scalabrini International Migration Network (SIMN).

Oferece serviços de documentação, apoio jurídico, assistência social, atendimento psicológico e de saúde, assim como educacional, com cursos de português, palestras interculturais e cursos profissionalizantes.

Além disso, faz mediação de trabalho entre empresas e imigrantes, e se empenha na prevenção de trabalho escravo, acolhida e proteção das vítimas.

 

 

5 – COMPASSIVA

Dentre tantas Ongs que ajudam refugiados, a Compassiva merece destaque. Ela teve seu início em 1998, junto com o Projeto 242, a partir de ações sociais para crianças em situação de rua, usuários de drogas, travestis e famílias da comunidade local.

O nome termo ‘Compassiva’ foi criado Em 2005, mas oficializado somente em 2010, sendo definitivamente registrado em 2014 a jurídica Associação Compassiva.

Atualmente a Ong que atende crianças, adolescentes e refugiados em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo, oferecendo cursos e atividades socioeducativas, envolvendo esportes, artes e cultura

 

6 – MUNGAZI

É uma das Ongs de ajuda humanitária apartidária e laica, criada em 2015 pelo professor Omana Petench, refugiado do Congo.

A Ong busca apoiar os refugiados na sua adaptação aqui no Brasil, oferecendo integração através de cursos da cultura e gastronomia africana, ministrados por refugiados.

Segundo a Mungazi os cursos funcionam como uma ponte, na qual é possível dar e receber conhecimento, preservando a história africana no Brasil.

© 2014 by Relinter Consultoria

info@relinter.org